Documento sem título
  Segurança Pública e Direitos Humanos
 
Documento sem título
Associação de Oficiais Militares
CESeC
Fórum Brasileiro de Segurança
Forum de Segurança Pública
Governo estadual
Guarda Municipal do Rio de Janeiro
IBCCRIM
Instituto de Advocacia Racial e Ambiental
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
ISP
LeMetro
NECVU
NUFEP / UFF
NUPEVI
Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Polícia Federal
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Rede Nacional Direitos Humanos
Rio de Paz
SEAP
Viva Rio
 
 O Dia
Veja + 
 Globo On
Veja + 
Folha ONLINE
Veja + 
 
 
Documento sem título
 

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/jorgedas/public_html/rss/magpie/rss_parse.inc on line 153
 
» Após trégua de Bolsonaro, Pacheco diz que estabilidade política exige liderança e respeito aos Poderes

BRASÍLIA ? O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta sexta-feira que a aprovação das reformas no Congresso Nacional não passarão de expectativas se não forem acompanhadas de estabilidade política. Durante discurso em um evento promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais, o senador valorizou o respeito aos poderes e indicou é necessário liderança e respeito aos Poderes para alcançar a estabilidade política.

A declaração de Pacheco ocorre em meio à tregua do presidente Jair Bolsonaro em relação ao Supremo Tribunal Federal após semanas de recorrentes ataques por parte do presidente. Além de Pacheco, o presidente do STF, Luiz Fux, também participou do evento.

Vídeo:Deputado xinga Lira no fim de sessão sem perceber microfone aberto

? As expectativas que se guardavam em relação às reformas do Brasil ou estão por fazer são expectativas. Uma vez realizadas ainda faltará algo fundamental: estabilidade política. Precisamos ter estabilidade política, que se faz com liderança, que se faz com respeito à Constituição, à divergência, aos Poderes. Clamamos por essa estabilidade como pedra essencial para evolução da nossa sociedade ? afirmou.

Em seu discurso, Pacheco também afirmou que é necessário que cada brasileiro "pratique o exercício de defesa do Estado de Direito".

Leia:CPI da Covid pediu busca e apreensão no Ministério da Saúde, mas Aras se opôs

Em uma declaração sobre a relação de políticos mineiros com a moderação e a busca de consenso, Pacheco afirmou que essa ponderação não é inércia em relação a abusos. Segundo ele, é importante a conciliação e a pacificação para acalmar os ânimos no país e promover a segurança jurídica.

? Mas que não confundam esse perfil mineiro com inércia ou tolerância com aquilo que não transigimos. Quem objetivar mitigar o Estado de Direito ou estabelecer retrocesso à democracial terá o pulso firme e forte da política de Minas Gerais para resistir ? disse.

Reforma eleitoral

Em seu discurso, o presidente do Senado indicou novamente sua tendência contra as mudanças eleitorais aprovadas na Câmara e que agora tramitam no Senado. Uma delas, em particular, voltou a ser criticada por Pacheco: o retorno das coligações proporcionais.

Leia mais: 'Zero vezes zero', diz Mendonça sobre probabilidade de desistir da vaga ao STF

Ao discutir sobre segurança jurídica, o senador afirmou que não é ideal que as regras eleitorais sejam alteradas a cada quatro anos. Pacheco lembrou que o fim das coligações nas eleições proporcionais, aprovado em 2017, sequer entrou em prática em uma eleição federal.

? Em 2017, projetamos aquela reforma para a primeira eleição em 2022. E antes que tenhamos a primeira eleição federal pretendemos alterar a regra do jogo a partir de uma proposta de emenda. Estou dando toda a oportunidade pro debate, mas é uma expressão de insegurança vinda do Parlamento que temos que refletir ? disse Pacheco.

17/09/2021
 
 
» Se Mundial de Clubes 2021 for no Brasil, Barcelona-EQU garantirá classificação; Entenda

A prefeitura do Rio de Janeiro trabalha com uma possível candidatura da cidade a sede do Mundia de Clubes em 2021, conforme revelo o secretário de fazenda e planejamento urbano, Pedro Paulo. Uma possível realização da competição no Brasil poderia gerar ecos no futebol equatoriano: beneficiado por uma combinação de regulamentos, o Barcelona de Guayaquil garantiria a vaga no torneio.

O raciocínio parece complicado, mas a equação é simples. O Mundial de Clubes destina vagas aos campeões continentais mais uma vaga extra ao campeão nacional do país-sede. A primeira possibilidade para os equatorianos chegarem ao torneio seria vencendo a Libertadores. A equipe está na semifinal, e decidirá uma vaga na decisão contra o Flamengo.

Na outra semifinal do torneio, Palmeiras e Atlético Mineiro disputam a outra vaga, o que significa a presença de pelo menos um brasileiro na grande final. Ou seja, em caso de eliminação para o Flamengo ou derrota na decisão para Palmeiras ou Atlético, o Barcelona termina o torneio como a melhor equipe de fora do Brasil.

Nas regras de sua última edição, o Mundial veta a presença de duas equipes do mesmo país no torneio. Caso a equipe campeã continental seja do país-sede da competição, a vaga do "anfitrião" é transferida justamente para o melhor clube classificado no continental fora do país-sede. Na hipótese de um Mundial no Brasil, a vaga cairia no colo do Barcelona.

A classificação deve ser indicada pela confederação organizadora da competição continental, e a única chance de que esse cenário não se concretize seria no caso da Conmebol adotar outro critério.

Caminho mais díficil

O cenário geraria uma situação curiosa em caso de uma ida do Barcelona à final. O Flamengo, atual campeão brasileiro, teria de torcer para seu algoz visando à vaga de anfitrião. Ainda nessa hipótese de título equatoriano no dia 27, caso o classificado pela Fifa ao Mundial pela vaga do país sede seja o vencedor do Brasileirão de 2021 e não o de 2020, a briga pelo título nacional, que tem Atlético Mineiro, Palmeiras e Flamengo, semifinalistas da Libertadores, definiria também uma vaga no torneio.

Vale lembrar que a vaga de anfitrião é o caminho mais dfícil no Mundial de Clubes para um sul-americano. Ao contrário do campeão da Libertadores, que ingressa já na semifinal, a equipe do país-sede começa na primeira chave do mata-mata, contra o campeão continental da Oceania ? este ano, o Auckland City, da Nova Zelândia. É preciso vencer quatro partidas, já contando com a decisão, para ficar com o título. Al Ahly (Egito) e Chelsea (Inglaterra) já estão classificados ao Mundial de 2021.

17/09/2021
 
 
» Bolsonaro diz que mostrará 'realidade do Brasil' em discurso na ONU: 'Teremos verdades'

BRASÍLIA ? O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que pretende apresentar em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira, a "realidade do que é o nosso Brasil". Em discurso durante inauguração na cidade de Arinos, em Minas Gerais, o presidente voltou a defender o marco temporal para a demarcação de terras indígenas e prometeu "verdades" em sua viagem aos Estados Unidos.

Pandemia:Viajantes do Brasil são dispensados de quarentena e poderão entrar na Alemanha apenas com teste negativo de Covid

A comitiva presidencial irá para Nova York neste domingo.

? Digo a vocês: na próxima terça-feira estarei na ONU participando do discurso inicial daquele evento. Lá teremos verdades, lá teremos realidade do que é o nosso Brasil e do que nós representamos verdadeiramente para o mundo ? afirmou Bolsonaro.

Presente de Trump:Deputados democratas tentam impedir que Brasil seja beneficiado por status de aliado extra-Otan

Durante transmissão nas suas redes sociais, o presidente já antecipou que deverá abordar no seu discurso a questão do marco temporal. Nos últimos dias, o presidente vem cobrando repetidamente o Supremo Tribunal Federal para que não mude a regra sobre a demarcação de terras indígenas.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.

O marco temporal estabelece que a demarcação das terras só possa ser reivindicada por comunidades que ocupavam essas áreas antes da data da promulgação da atual Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O presidente afirma que, caso o governo seja obrigado a demarcar novos territórios para as populações tradicionais, o agronegócio poderá sofrer consequências catastróficas. Bolsonaro, até o momento, entretanto, não detalhou esse argumento.

Nesta sexta-feira, o presidente criticou novamente a possibilidade de mudança.

? Esse novo marco não só abala nosso agronegócio aqui no Brasil, mas no mundo todo ? afirmou.

17/09/2021
 
 
» Traficante que chefiava delivery de drogas em áreas nobres do Rio se dizia empresário e investidor de criptomoedas

RIO ? Empresário no ramo de comidas e investidor de criptomoedas. Era assim que Alluan de Almeida Brito Araújo, conhecido como Alfafa, se vendia nas redes sociais para os mais de 11 mil seguidores. No entanto, para a Polícia Civil e o Ministério Público do estado, ?ele é um dos maiores traficantes do droga do asfalto dos últimos tempos?. O traficante, morador de Laranjeiras, passou a ser investigado após ser preso em abril deste ano, no Leblon, quando estava com 1,5 quilo de maconha. O produto ? que era puro, de acordo com os investigadores ? seria trocado por um fuzil. Naquela ocasião, dois celulares foram apreendidos. Nele, após perícia, a Polícia Civil descobriu uma sofisticada rede de venda de drogas por delivery que abastecia usuários dos bairros nobres do Rio. Alfafa chegou a ficar preso, foi solto em 21 de maio e respondia em liberdade por tráfico de drogas. Agora voltou para a cadeia.

Estratégia:Acusados de montar pirâmide financeira mantinham até 'fazenda' de computadores no Paraguai para simular operações com bitcoins

Na manhã desta sexta-feira, a Civil e o Ministério Público Estadual deflagraram a Operação Batutinha contra a quadrilha que usava do WhatsApp para fornecer drogas. Entorpecentes como cocaína, maconha, skank, haxixe e LSD, que os criminosos diziam ser puras, eram fornecidos aos clientes de classe média alta.

Como nome de ?Alfafa Batutinha Beste Quality Drug?s, o cliente era recebido por uma mensagem automática contendo saudação e as orientações necessárias para a encomenda de drogas:

?Olá, tudo bem? Obrigado pelo seu contato. Como posso ajudar você? Caso queira algo, por favor agilize o pedido com endereço de entrega e forma de pagamento. Todos os pedidos são feitos e finalizados com o Alfafa, jamais com motorista do dia?.

Em seguida, era enviado instantaneamente um formulário ao cliente, para preenchimento do pedido de drogas a ser realizado com dados para entrega, o tipo de droga encomendada e forma de pagamento:

?Para agilizar o atendimento e a entrega, feita pelo motorista do dia, por favor, copiar e preencher com as informações. Obrigado pela compreensão?, diz a mensagem que em seguida enviava para os clientes o tipo de droga e o valor.

Veja vídeo:Homem joga explosivo no Consulado da China em Botafogo, Zona Sul do Rio

Ao todo, foram identificados 18 integrantes da organização criminosa. Para os promotores, a quadrilha era bastante estruturada. Alluan contava com pelo menos dez fornecedores de drogas. Além de ter um ex-policial militar como seu segurança.

? Identificamos diversos integrantes e delimitamos a participação de cada um. O Alluan é o chefe dessa quadrilha. Ele fazia o contato com os usuários, moradores de bairros de alto padrão. Além disso, (ele) contava com motoristas que faziam a entrega das drogas, fornecedores que faziam o contato com os distribuidores e também com a participação de um segurança que fazia a escolta com um fuzil ? relata Eduardo Fonseca, promotor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Imagem do personagem Alfafa, do filme "Os Batutinhas", em frasco com drogas da quadrilha Reprodução

Após operação:Empresa do 'faraó dos bitcoins' avisa a investidores que vai parar pagamentos até que bens sejam desbloqueados pela Justiça

De acordo com a Civil, durante as investigações foi identificado que matutos traziam drogas de fora do país. O objetivo de Alluan era se tornar o maior fornecedor de drogas puras do estado. Ele atuava há pelo menos dois anos.

? Notamos que essa quadrilha tinha a participação de matutos que traziam drogas de fora do país para ele. Hoje, durante as buscas, encontramos uma estufa profissional com plantação de maconha de alta qualidade. Eles não queriam mais pagar para traficantes internacionais. Queriam produzi-las. Eles importavam drogas de alta qualidade. Além do lucro do varejo, eles perceberam que o grande lucro seria no atacado e eles já queriam exportar a droga ? destaca o delegado Gustavo Rodrigues Ribeiro, titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).

Ataques:Milicianos rivais travam guerra por faturamento milionário na Zona Oeste

Para facilitar a operação e dificultar o rastreio do pagamento, os criminosos passaram a usar moedas digitais nas transações.

? Eles passaram a receber e criptomoedas. Por conta disso, a justiça desmembrou o inquérito para a lavagem de dinheiro ? completou o delegado.

Na operação de hoje, os investigadores apreenderam um certificado de criptomoedas, celulares e documentos para um possível desdobramento.

? O material apreendido hoje vai servir para identificar outros participantes. Essa é prisão preventiva e vamos quebrar o sigilo dos telefones, que será analisado. Os denunciados vão responder por tráfico, associação ao tráfico, resistência e receptação ? destacou o promotor do Gaeco.

A 19ª Vara Criminal expediu as ordens de prisão e de busca e apreensão. Até as 13h, 14 pessoas foram presas durante a operação. O Tribunal de Justiça foi procurado para esclarecer o motivo da liberação de Alluan. No entanto, o órgão ainda não se pronunciou.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

17/09/2021
 
 
» No dia seguinte a ataques e guerra da milícia, Zona Oeste tem poucas vans circulando

RIO ? A onda de ataques a vans promovida por homens armados de fuzis em bairros da Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira, fez com que muitos motoristas do transporte alternativo deixassem de circular nesta sexta-feira. No terminal de vans em Campo Grande, a movimentação era abaixo do normal: apenas dois veículos aguardavam saída no local. Segundo moradores, geralmente o número é bem maior no horário do fim da manhã, com cerca de dez vans. No terminal de ônibus que fica ao lado, a circulação de passageiros também era menor nesta manhã.

Vídeo:Homem joga explosivo no Consulado da China, em Botafogo

Após os ataques, nos quais vários veículos foram incendiados, o policiamento segue reforçado na região. A insegurança, no entanto, levou a Prefeitura do Rio a suspender a reabertura de estações de BRT na Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande. A informação foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, na manhã desta sexta-feira.

O mesmo cenário acontece em Santa Cruz. Por lá, menos vans nas ruas. Carros da Polícia Militar estavam, por volta das 10h30m, baseados em frente às entradas das comunidades do Rola e de Antares. Nesta última, um blindado também reforça o patrulhamento.

Uma van circula na Avenida Santa Cruz, na altura de Paciência Fabiano Rocha / Agência O Globo

Em nota, a RioÔnibus informa que a operação do consórcio Santa Cruz ocorreu de forma padrão na manhã desta sexta-feira. As empresas estavam preparadas para possíveis interrupções ou modificações de trajetos, com base nas cenas de violência de quinta, que afetaram operação e a circulação de 341 mil passageiros.

Covid-19: Em primeira fase de reaberturas, Rio libera eventos ao ar livre, presença de público em estádios e amplia lotação máxima de estabelecimentos

O ataque às vans não foi um ato isolado na guerra de dois grupos rivais de milicianos que disputam o controle da exploração de negócios irregulares na região. Uma das hipóteses investigadas pela policia é a de que Danilo Dias Lima, o Danilo Tandera, esteja de olho na cobrança de taxas de motoristas dos bairros de Santa Cruz, Campo Grande e Paciência, que são recebidas atualmente pelo bando chefiado por Luis Antonio da Silva Braga, o Zinho.

Van foi incendiada na manhã desta quarta-feira em Santa Cruz, na Estrada João XXIII Gabriel de Paiva / Agência O Globo

A polícia estima que os paramilitares lucrem entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões por mês apenas com extorsões. O ataque de Danilo teria sido um recado para que profissionais do volante passassem a pagar taxas para seu grupo. Pelo menos cinco das sete vans incendiadas foram atacadas em áreas controladas por Zinho: duas no Jardim Palmares, em Paciência, duas na Estrada do Tingui, em Campo Grande, e uma na Avenida João XVIII, em Santa Cruz. Em um dos casos, homens vestidos de roupas pretas e armados de fuzis chegaram a disparar tiros.

Após operação:Empresa do 'faraó dos bitcoins' avisa a investidores que vai parar pagamentos até que bens sejam desbloqueados pela Justiça

No último 30 de agosto, agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais (Draco-IE) prenderam dois milicianos tentando extorquir dinheiro de motoristas em Campo Grande. Segundo a policia, eles ameaçavam queimar vans caso o pagamento de taxas não fosse feito. O dinheiro era cobrado como permissão para que os veículos continuassem a rodar pelos redutos da milícia. No dia 1º de setembro, policiais da Draco e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, em conjunto com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) deflagraram uma operação contra veículos controlados pela milícia em Campo Grande. Na ocasião, sete vans foram apreendidas na Avenida Cesário de Melo e na Estrada da Caroba e 77 multas foram aplicadas.

Manhã de terror na Zona Oeste do Rio

Pelo menos sete vans ficaram em chamas na manhã de quinta-feira em cinco bairros da Zona Oeste do Rio. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, 12 das 24 escolas localizadas em Campo Grande tiveram suas atividades presenciais suspensas nesta quinta-feira. Por estarem acontecendo no modelo híbrido, a pasta esclarece que as atividades remotas continuaram acontecendo na forma on-line, sem perda de conteúdo para os alunos.

Locais onde as vans foram incendiadas Editoria de Arte

Já na rede municpal, em Campo Grande, as escolas municipais Professor Antonio BoaVentura e Medalhista Olímpico Diego Hypólito estão funcionando apenas com ensino remoto por medida de precaução porque elas ficam bem próximas de onde houve os confrontos. Além disso, segundo a Secretaria municipal, no primeiro turno, muitos pais apanharam seus filhos antes do término das aulas, e no segundo turno não levaram os alunos para as escolas.

Na rede pública de saúde, o atendimento voltou a ser normalizado nas unidades de saúde de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e Campo Grande. Nesta quinta-feira, os serviços foram interrompidos nos Centros Municipais de Saúde Cattapreta e Ciro de Mello e nas Clínicas da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga, Jamil Haddad e Enfermeira Floripes Galdino Pereira duante a manhã. À tarde, os Centros Municipais de Saúde Aloysio Amancio da Silva e Savio Antunes e a Clínica da Família Alice de Jesus Rego também tiveram o atendimento afetado por conta dos ataques.

Patrimônio:Estudo mostra que região do Centro do Rio concentra empresas responsáveis por metade do faturamento de toda a cidade

Também nesta quinta-feira, dois homens foram mortos em Santa Cruz com tiros de fuzil. A polícia investiga se os assassinatos estão ligados a invasão de milicianos do grupo de Danilo Tandera. Informações preliminares dão conta ainda de que o ataque foi uma retaliação a morte de dois homens, ocorrida nesta quarta-feira, em Nova Iguaçu. As vitimas seriam ligadas a Tandera e foram executadas às margens da Avenida Abílio Augusto Távora. Atualmente, Danilo Tandera controla os negócios da milícia em Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica.

Recompensa de R$ 5 mil

Danilo Dias Lima, o Tandera Reprodução

O Portal dos Procurados oferece R$ 5 mil de recompensa por informações que ajudem a prender o miliciano Tandera, de 37 anos, que é alvo de investigações da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE). Ele está foragido da Justiça desde novembro de 2016. Sua quadrilha atua em Seropédica, Itaguaí, e em outros pontos da Baixada, como o Bairro K-32, em Nova Iguaçu. Ele é suspeito de lavar dinheiro de atividade criminosa da milícia, adquirindo mansões, cavalos de raça e carros.

Saúde:Saiba como tirar o certificado de vacinação da Covid-19

Com a morte do miliciano Wellington da Silva Braga, o Ecko, Tandera é o criminoso mais procurado do Rio. De acordo com as investigações da Draco, sua quadrilha tem como principais fontes de renda a exploração de comerciantes, obrigados a pagar taxa de segurança, venda de cigarros contrabandeados, exploração da distribuição clandestina de TV a cabo e comercialização de botijões de gás.

O inimigo Zinho

Em guerra com Tandera, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, herdou o comando da maior milícia do Rio após substituir o irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko. Seu irmão morreu após ser baleado em confronto com policiais civis, em 12 de junho. Antes da morte de Ecko, Zinho era o operador financeiro do bando e encarregado de lavar o dinheiro da milícia. Contra ele, há pelo menos três mandados de prisão expedidos pela Justiça do Rio. O Disque-Denúncia (2253-1177) oferece R$ 1 mil por informações que levem à sua captura.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar este conteúdo.

17/09/2021
 
 
» Navalny tem aplicativo removido por Google e Apple no primeiro dia das eleições russas; oposição fala em censura

MOSCOU ? Ativistas da oposição russa acusaram o Google e a Apple nesta sexta-feira de ceder à pressão do Kremlin, depois que os gigantes da tecnologia removeram dessas plataformas um aplicativo de votação ligado ao líder preso da oposição russa, Alexei Navalny, no primeiro dia das eleições legislativas.

Demonstração de força:Sob pressão da Otan, Rússia e Bielorrússia realizam os maiores exercícios militares em quatro décadas

O software para smartphones dá às pessoas recomendações detalhadas sobre em quem votar, num esforço para frustrar o partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, que manobra para manter controle total do Parlamento até o fim do seu atual mandato.

Representantes da agência reguladora nacional de comunicações russa exigiram que as plataformas removessem o aplicativo e ameaçaram aplicar multas por violação das normas. Membros da Câmara Alta da Duma também se reuniram com as big techs americanas e disseram que enfrentariam consequências se não acatassem a ordem.

John Sullivan, o embaixador dos EUA em Moscou, ainda foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores antes da abertura das urnas na manhã desta sexta para ouvir reclamações de que o comportamento das empresas equivalia a uma intromissão dos EUA nos assuntos internos da Rússia.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.

Segundo uma fonte a par da situação, que falou à Reuters sob condição de anonimato, o Google decidiu remover o aplicativo após ser informado que sua equipe local poderia ser condenada à prisão. A Apple e o Google não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Leonid Volkov, um aliado de Navalny que mora fora da Rússia, acusou as big techs de cederem ao que ele descreveu como uma campanha de chantagem do Kremlin; e Ivan Jdanov, outro aliado do líder da oposição que está no exterior, chamou a ação das empresas de "um ato vergonhoso de censura política".

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou deu as boas-vindas à medida e que as empresas americanas agiram ?no espírito e na letra da lei? russa.

? Esse aplicativo é ilegal em nosso país, ambas as plataformas foram devidamente notificadas e aparentemente tomaram essa decisão de acordo com a letra da lei ? disse Peskov, para quem o software representa ?esforços totalmente provocativos, que na verdade são prejudiciais aos eleitores".

A medida, no entanto, não é um golpe decisivo para a estratégia da oposição. Aliados de Navalny publicaram listas detalhadas online há dois dias de como eles querem que as pessoas votem. Alguns ativistas também também estão usando redes privadas para contornar as restrições e têm conseguido baixar e usar o aplicativo.

Um tribunal declarou o movimento político de Navalny como extremista em junho, apoiando as queixas do promotor de Moscou de que seus ativistas estavam tentando desestabilizar a Rússia, uma decisão condenada pelas lideranças ocidentais na época como um golpe contra a liberdade.

A eleição legislativa, que vai até a noite de domingo, é um teste para Putin durante um período de mal-estar econômico no país e nas relações com o Ocidente. É também uma simulação do que pode ocorrer na eleição presidencial prevista para 2024.

Está em jogo a supermaioria da Rússia Unida nos 450 assentos da câmara baixa da Duma, que no ano passado ajudou Putin a facilitar as reformas constitucionais que permitem que ele concorra novamente e, potencialmente, permaneça no poder até 2036.

17/09/2021
 
 
» Lemann afirma estar preocupado com o Brasil: 'queremos brigar mais que dialogar'

BRASILIA - O empresário Jorge Paulo Lemann, o segundo brasileiro mais rico segundo levantamento da revista "Forbes", afirmou nesta sexta-feira estar "um pouco preocupado" com o Brasil, um vez que a capacidade de diálogo perdeu espaço para as brigas. Segundo ele, o país está "performando mal" e os brasileiros precisam conversar mais e ouvir mais pontos de vista diferentes. Defendeu a necessidade do diálogo e da tomada de soluções pragmáticas.

Críticas: Governo não tem força para levar adiante reformas e privatizações, dizem economistas

? Ando um pouco preocupado com o Brasil ultimamente. Acho que o brasileiro normalmente é uma pessoa de diálogo, quer andar para frente. E ultimamente, nós estamos numa fase de "queremos brigar mais do que dialogar". Acho que a internet, que poderia ser uma forma de entrosar mais o mundo, na realidade tem contribuído para essas briguinhas. Muita gente usando fake news para se promover e promover as suas ideias, e torna mais difícil o diálogo ? disse Lemann.

Depois, demonstrou um pouco de otimismo:

? Continuo convencidos de que, com movimentos como este que estamos fazendo, os brasileiros vão voltar para um sistema de dialogar, de conviver bem e de, através disso, atingirmos um progresso mais rápido. Eu acho estamos performando mal no Brasil em geral.

Entenda:Como a inflação acabou com o espaço para gastos sociais no Orçamento de 2022

Lehmann acrescentou:

? Está faltando diálogo. Precisa ter mais diálogo. As pessoas precisam conversar sobre os problemas comuns, ouvir pontos de vista diferente, e encontrar soluções. Soluções pragmáticas e que nos levem para a frente novamente.

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.

Ele participou de uma videoconferência organizada por uma entidade da qual participa. No evento, também falou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Leite, que apoiou o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2018, agora é crítico do governo federal.

O governador e o presidente já trocaram inclusive críticas públicas. Leite, que é pré-candidato a presidente em 2022, já defendeu o impeachment de Bolsonaro. Em sua fala, Lemann elogiou Leite:

? Está dando um show de boa governança através do diálogo.

Mais imposto? Entenda o que é o IOF e sobre o que incide imposto que o governo vai aumentar

A crise institucional vem repercutindo na economia, com a derrubada das expectativas do mercado para o crescimento no ano que vem e elevação das taxas de juros longos. O presidente Jair Bolsonaro passou semanas criando polêmicas com outros poderes, principalmente com o Supremo Tribunal Federal (STF). A crise escalou após seus pronunciamentos no Sete de Setembro, momento mais agudo da crise institucional.

A situação melhorou um pouco com a carta de recuo do presidente, mas ainda há muita desconfiança em relação à duração dessa trégua. A repercussão no mercado é clara: vários bancos e consultorias já trabalham com projeções que apontam que o avanço do PIB terá variação inferior a 1% no ano que vem. O governo, por sua vez, manteve projeção de crescimento de 2,5% da economia.

Calculadora: Veja quanto subiu a sua cesta de compras em um ano

Lemann, do fundo 3G Capital, é uma das pessoas mais ricas do Brasil. De acordo com o ranking da revista Forbes, divulgado em agosto, o Brasil tem hoje 315 pessoas com patrimônio de R$ 1 bilhão ou mais. Lemann ocupa a segunda posição da lista, com fortuna avaliada em R$ 96,5 bilhões.

17/09/2021
 
 
» Após ouro olímpico e paralímpico, Confederação Brasileira de Canoagem encerra atividades

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) demitiu todo o quadro de funcionários e encerrou as atividades administrativas. A suspensão das atividades é resultado de um imbróglio que retoma aos anos 1990, por conta de dívidas geradas pela entidade. O valor chega a R$ 5,7 milhões.

A partir de agora, a gestão da modalidade será representada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A notícia chega em um momento que a categoria esportiva está em evidência: há exatos 40 dias, Isaquiaz Queiroz conquistou o primeiro ouro olímpico da canoagem brasileira em Tóquio-2020; nos Jogos Paralímpicos, Fernando Rufino repetiu o feito.

"Apesar dos excelentes resultados conquistados pela Canoagem Brasileira nas Olimpíadas de Tóquio com várias medalhas de Ouro, fato é que a Confederação Brasileira de Canoagem, entidade que representa a modalidade, atualmente se encontra em situação irreversível e complexa", disse a CBCa, por meio de uma nota.

?Estas medidas visam principalmente evitar a geração de mais ônus financeiro e também preservar os parceiros, atletas e profissionais da Canoagem Brasileira nesse momento. A atitude infelizmente é a única avaliada no cenário e irá impactar diretamente no âmbito esportivo. Nos últimos dias foram buscadas diversas alternativas para evitar tomar essa medida, onde reuniões aconteceram com as entidades parceiras, órgãos governamentais, políticos, mas infelizmente não houve êxito para identificar uma solução imediata que pudesse auxiliar a CBCa nesse momento", acrescentou a entidade.

17/09/2021
 
 
» Por problemas de segurança, prefeitura suspende reabertura de estações de BRT na Avenida Cesário de Melo

RIO ? A reabertura de 12 estações do BRT na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, prevista para o domingo (19), foi suspensa pela prefeitura devido aos problemas de segurança na região. A informação foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, na manhã desta sexta, durante lançamento do primeiro empreendimento aprovado sob as regras do Reviver Centro.

Ataques:Milicianos rivais travam guerra por faturamento milionário na Zona Oeste

Na Avenida Cesário de Melo, que liga Santa Cruz a Campo Grande, num trecho onde vivem cerca de 240 mil pessoas, há 19 estações do corredor Transoeste do BRT. Por causa dos sucessivos problemas de vandalismo e violência no entorno, as estações estão fechadas há cerca de três anos. Em 2018, quando as suspensões de operação passaram a ser um fechamento permanente, o então secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, afirmou que os locais haviam virado pontos de venda de drogas.

?Passaporte da vacina?:Cariocas com imunização fora do prazo serão barrados até receberem segunda dose

Nesta sexta, o prefeito Eduardo Paes participava do lançamento do Cores do Rio, primeiro empreendimento licenciado dentro do plano Reviver Centro, quando anunciou a suspensão da reabetura. Enquanto discursava sobre a importância do estímulo econômico na cidade, ele destacou que retrações resultam em estado fragilizado e avanço de "autoridades paralelas" em territórios enfraquecidos.

? Para terem ideia, estou deixando de inaugurar o BRT na Cesário de Melo no domingo, fechado desde que o "múmia" entrou na prefeitura, porque estamos com aquele problema de guerra lá ? anunciou Eduardo Paes, fazendo referência, em tom pejorativo, ao ex-prefeito Marcelo Crivella. ? É inaceitável, um absurdo imaginar que numa cidade como o Rio, em pleno século XXI, o prefeito não vai poder inaugurar o BRT porque tem problema de conflitos, de fulano com beltrano, quando o estado deveria fazer valer sua força.

Ao final do discurso, o prefeito não atendeu à imprensa, mas sua equipe confirmou que não só a cerimônia de inauguração estava suspensa, bem como a reabertura de fato das estações. Ainda não há previsão de novas datas, e a prefeitura explicou que isso dependerá das condições de segurança.

Imunização:Conselho de secretarias municipais de saúde lamenta decisão do Ministério da Saúde sobre imunização de adolescentes

Com a posse da nova administração da prefeitura, a Secretaria municipal de Transportes determinou, no início do ano, um cronograma para reabertura de estações de BRT, não somente em Santa Cruz, mas em outros trechos da cidade, onde a operação foi afetada por problemas econômicos. Mas, na Avenida Cesário de Melo, os conflitos armados entre facções da milícia permanecem. Nesta quinta, por exemplo, as linhas do BRT LECD 33 (Campo Grande x Santa Cruz) e 14 (Campo Grande x Salvador Allende), que circulam na avenida, foram suspensas durante a tarde, por causa dos tiroteios.

17/09/2021
 
 
» Análise do edital do 5G pode ser antecipada com decretos do governo, diz conselheiro da Anatel

BRASÍLIA ? O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, poderá devolver o processo do edital do 5G para análise antes da reunião do dia 30 de setembro com a publicação dos decretos sobre a rede privativa do governo e sobre o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais).

Fabio Faria: Demora de leilão 5G causará prejuízo de R$ 100 milhões por dia, diz ministro

O conselheiro disse ao GLOBO que esses decretos fazem parte dos pedidos do Tribunal de Contas da União (TCU) e a publicação deles, junto com as informações pedidas pelo conselheiro ao ministério, seriam suficientes para que o processo voltasse para a pauta.

? Eles já estão atendendo a parte informativa do detalhamento do processo e aí atenderia a questão dos decretos. Dessa forma posso pautar o processo, só preciso que o decreto seja publicado para poder ter uma ideia de quando eu pautaria, mas isso mostra que o governo está atendendo com muita presteza e que eu tinha razão ? disse o conselheiro.

As minutas dos dois decretos presidenciais foram encaminhadas à Presidência da República. Com isso, o Ministério das Comunicações espera esclarecer as dúvidas apresentadas pelo conselheiro da Anatel.

Ericsson: ?Já temos equipamentos 5G encaixotados, prontos para vender?

Um dos decretos fala sobre o papel da Telebras na construção da rede privativa de segurança nacional que o governo quer montar. O outro trata do programa Norte Conectado.

Moreira, que pediu vista do processo na última segunda-feira, disse que as publicações darão segurança para a deliberação junto ao TCU e que deve apresentar um voto em separado com alguns ajustes.

? Provavelmente tem alguns ajustes nos votos, mas são coisas que eu poderia ter feito sem pedir vista, mas acontece que há essa necessidade de se fazer essa notificação ao ministério para que preenchesse isso e nos desse segurança antes da liberação do acordo; era fundamental ? explicou Moreira.

Segundo declarou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, na última quinta-feira, com o envio dos decretos, o órgão concluiu sua parte para que o leilão do 5G seja realizado.

Entenda: Afinal, já existe a quinta geração de telefonia no Brasil? O que é o 5G DSS

Uma fonte revelou que a expectativa é que os dois atos sejam publicados na próxima semana. Se depender de Fábio Faria, o leilão acontecerá no mês que vem.

Atraso

A decisão definitiva sobre o edital estava prevista para acontecer na última segunda-feira, em uma reunião do conselho diretor da Anatel.

No entanto, o conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu vista do processo porque entendia que alguns pontos precisavam ser ajustados para atender ao Tribunal de Contas da União (TCU). Na época, ele disse que estava preocupado com a celeridade do processo, mas também com a prudência exigida no ?maior edital da história da Anatel?.

5G: ?Big techs? chinesas ampliam apostas no Brasil e planejam produzir smartphones no país

No mesmo dia, o presidente da Anatel disse que se a votação acontecesse no próximo dia 30, quando estava marcada uma reunião ordinária do conselho diretor, o leilão de 5G aconteceria em novembro.

Com a publicação dos decretos, essa data poderia ser adiantada, já que a análise poderia acontecer antes do dia 30. Durante a sessão da última segunda-feira, o presidente da Anatel chegou a sugerir uma análise na próxima semana.

17/09/2021
 
 
1
Documento sem título
Todos os Direitos Reservados Jorge Da Silva   Desenvolvido por Clandevelop